O aluno de hoje está conectado e quando entramos em sala de aula ele já sabe tudo sobre o docente (NÓS)! Novo discente = novo docente!
Com isso quanto mais visibilidade, autoridade e ser um influenciador o professor for, mais fácil e proveitoso será a aula.
Para isso enumero 04 Passos bem simples para você professor aplicar imediatamente:
- Gestão estratégica da sua vida e carreira como docente
- Aluno conectado - Professor conectado ou desconectado
- Gestão estratégica da sua Marca e Imagem
- Usar sem medo as ferramentas do Marketing 4.0 – Experiência e mundo digital, bem como o Marketing Pessoal VAI do docente VAI - Visibilidade – Autoridade e Influenciador.
Você professor tem que saber o que você quer ser no futuro, como está hoje e como vai fazer para chegar lá em todas as áreas de sua vida, ou seja, planejar a sua vida e carreira de fato.
Se na prova da vida caísse para você a seguinte pergunta: Daqui a 10 anos você quer estar no mesmo lugar e ganhando a mesma coisa?
Resposta que você daria: NÃO JAMAIS! Resposta errada - REPROVADO pela vida!
Mas te digo que esta é a resposta mais básica e simples, a grande resposta é você colocar no papel exatamente onde e o que você quer estar fazendo daqui a 10 anos e quanto que você quer estar ganhando por mês e por ano.
Esta sim é a resposta correta e aí você passou de ano!
Qual a sua missão como docente? Missão/propósito é a razão de ser do profissional/docente, é o que você e eu fazemos, vem da alma vem do coração.
A missão nossa como professor é "Provocar a reflexão, instigando-o a pensar fora da caixa."
Quem é exatamente o seu discente? É ter claro as necessidades, motivações, aspirações, medos, seguranças e inseguranças dele, pois assim você conhece este seu cliente interno, e vai entender e falar a linguagem dele. Sem precisar dizer "mano", "meu", "cara" e assim por diante.
Com isso temos que investir na nossa visibilidade e autoridade através de conteúdo relevante no mercado, e hoje em dia temos a facilidade das redes sociais para divulgação e comunicação.
Sempre falo nas minhas aulas de MBA e palestras pelo Brasil a fora e serve também para os docentes e instituições de ensino: “Não adianta ser o melhor profissional/docente desconhecido do mercado”, pois se assim o for, vai passar fome.
“Quem não se comunica se trumbica.”, já dizia Chacrinha.
Qual é a importância de ser comunicativo e saber “vender seu peixe”? Ora, essa é a saída quando se está diante de um mercado que exige cada vez mais dos professores, como o atual, seja de 02 anos até 75 anos ou mais.
A sacada é fazer as perguntas certas para os alunos, para criar a reflexão. As respostas eles encontram no Tio Google em menos de 5 segundos através dos seus Smartphones.
Hoje, para ter sucesso, é necessário conhecer o próprio “produto” seu chamado professor, saber seu preço/valor, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, saber quem é seu cliente e então se comunicar com ele, divulgando e fortalecendo a própria “marca”. Em outras palavras, é preciso fazer marketing pessoal seu professor.
Conhecer suas qualidades, defeitos e explorar o que há de bom no seu perfil: essas ações são a essência do marketing pessoal.
Não adianta ser um excelente professor, mas desconhecido! Tem que buscar a diferenciação, a atualização, experiência e a conexão com os dicentes, inclusive com as novas metodologias ativas de educação para o Século XXI, disponíveis no mercado.
Professores que se valem delas são mais produtivos, vendem mais e melhor seu conteúdo, sua marca e imagem e com isso criam um diferencial competitivo, gerando mais autoridade e virando influenciadores nas suas devidas especialidades e áreas.
Em via oposta, na total contra mão, vão os que pensam que o marketing pessoal se resume ao uso de roupas adequadas a cada ocasião e à passagem por cursos de oratória, e que ser professor é ser igual como sempre foi.
Com esse intuito, é preciso se preocupar com o autoconhecimento, desenvolvimento, o aprimoramento da inteligência emocional, o planejamento estratégico pessoal e profissional, o comprometimento com objetivos e seus resultados, o espírito de equipe, entre outros tópicos que sustentam a eficácia do marketing pessoal do professor conectado de hoje.
O grande segredo é levar CONTEÚDO RELEVANTE para o seu mercado (persona). Sem ele, qualquer chance de visibilidade pode ter efeito nulo.
Tomemos como exemplo o caso de pessoas que conseguem, em determinado momento, grande exposição em programas de televisão e que, sem saber se aproveitar disso, voltam rapidamente para o absoluto anonimato.
Para evitar situações como essa, o segredo está na comunicação de conteúdo de alto valor agregado gerando visibilidade, ganhando autoridade e se tornando um influenciador no mercado, como já comentado anteriormente.
Dicas para você professor se relacionar e conversar com o seu mercado:
- Tenha um site/blog com o seu domínio próprio
- Crie um canal do YouTube com postagens altamente relevantes e constantes
- Crie um perfil do Linkedin e faça postagens altamente relevantes para seus personas, seguidores. Analisando constantemente seu Social Selling Index que significa seu índice de vendas sociais (SSI) que calcula diariamente a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança (fonte: linkedinBR).
- Use ambientes virtuais para levar mais conteúdo aos alunos e que eles possam acessar via computador, Tablet ou Smartphone.
- Se você professor ainda é dos "tipos da antiga e parado no tempo", mude urgente, pois a era do EAD - Ensino à distância está cada vez mais presente e cada vez mais as instituições de ensino estão indo para este modelo e, consequentemente, mais professores ficam sem emprego!
Minha sugestão: adeque-se - conecte-se ou sairá do mercado muito em breve!