Planejamento estratégico de carreira, vida e negócio
Alexander Baer
Pode ser o grande diferencial para a(o) profissional/negócio que deseja obter sucesso de fato.

Identificar, estar Preparado, Aproveitar as Oportunidades e se Defender das Ameaças! Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a o profissional/negócio que deseja obter mais sucesso.
Os profissionais/negócios precisam hoje fundamentalmente ter um rumo, uma visão de FUTURO para que possam assim buscar e alcançar todos os RESULTADOS ALMEJADOS.
Fundamentalmente a análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e ameaças), deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno (forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defenderem das ameaças (concorrentes, por exemplo).
Bem como desenvolver estratégias de expansão de mercado, liderança em diferenciação, custos e foco, PARA SEREM ÚNICOS NO SEU MERCADO (dentro e fora das empresas)!
Ou seja, se preparar e estar preparado hoje, para aproveitar o hoje e o amanhã!
Para os profissionais/negócios, o final e o início do ano são as épocas de fazer um balanço dos resultados da sua vida pessoal e profissional. Nem sempre os mesmos são satisfatórios.
O motivo: falta de planejamento e muito foco em apagar incêndios do dia a dia.
Os profissionais/negócios devem ter um rumo definido ano a ano.
Porém, não são todos os funcionários/colaboradores que entendem a importância de definir suas estratégias, objetivos e metas de negócio.
“Sem saber que rumos dar à sua vida e carreira, o profissional/negócio deixa o desenvolvimento e o crescimento de sua vida, e carreira, à mercê do destino e da empresa que trabalha.”.
O segredo do sucesso, segundo Alexander, é o planejamento estratégico de carreira, vida e negócio.
Quando for estabelecer os planos para sua marca, o profissional precisa pensar a curto, médio e longo prazo.
“Quando se planeja pensando em 2021, 2022 e 2030, é possível contemplar o futuro e estar muito mais preparado para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado.”. Ou seja, está muito mais preparado e com muito mais foco!
Planejar estrategicamente não é uma missão impossível.
O profissional/negócio deve seguir três passos, independente do nível hierárquico que se encontra.
O primeiro é definir para onde a o profissional/negócio deseja ir. “Esta ação descreve o direcionamento que o profissional deseja dar a sua vida e carreira. Para isso, ele deve definir, respeitar e seguir a sua visão, missão, seus valores e códigos de ética.”, complementa, pois os valores de um profissional dão suporte à missão (o que ele faz hoje) e rumo à visão (o que ele quer ser) de futuro.
A segunda etapa é um diagnóstico atual do profissional/negócio. Segundo Alexander, é preciso analisar profundamente o ambiente externo em que se encontra (neste caso fora dele significa dentro da empresa em que trabalha e no mercado lá fora.).
“Deste modo, se conhece melhor o mercado, suas oportunidades e suas ameaças.”, observa. Na visão do professor, a avaliação do ambiente interno também é de extrema importância, pois permite o aprimoramento dos pontos fortes/forças de um profissional e a correção dos pontos fracos/fraquezas/limitações que deve ser algo emergencial, pois as fraquezas, pontos fracos e limitações de uma pessoa/profissional podem fazer com que ele não desenvolva sua missão e consequentemente não atinja sua visão, ou seja, sai do jogo.
Depois de estabelecer os rumos da vida e carreira, e de diagnosticar sua atual situação, o profissional/negócio deve definir as ações para a expansão de mercado e diferenciação.
Essa é a terceira fase do planejamento. “O profissional pode, por exemplo, desenvolver estratégias para vender mais para os mesmos clientes, conquistar novos mercados, oferecer novos produtos e serviços, além de buscar a diversificação.”.
Também é necessário promover uma estratégia de liderança em diferenciação (modelo de competitividade de Porter), envolvendo toda a cadeia de valor da sua vida de acordo com a visão sistêmica da psicologia (áreas que compõem esta sua cadeia de valor: familiar + financeiro + econômico + Profissional + físico mental + outras) para que aja de forma sistêmica, para a conquista dos objetivos planejados. Deste modo, o profissional torna-se único para o mercado e fica muito mais feliz, e com muito mais sucesso. Com resultados altamente positivos de fato.
É importante salientar que planejamento estratégico é fundamental para todos os profissionais que queiram ter sucesso na vida e na carreira!.
Como saber se o objetivo é possível?
Na hora de fazer o planejamento anual do profissional/negócio, muitos têm dúvidas quanto à viabilidade dos objetivos almejados.
Para Alexander, quando se tem o rumo certo e a análise do mercado, o profissional sabe o que pode fazer para alcançar o sucesso. “Ou seja, ter um claro plano de ação onde ele saberá o que, quando, onde, por que, e quem é o responsável (ele mesmo), além de como fazer e quanto irá custar.”, salienta.
Além de deixar a si mesmo muito melhor preparado para as oportunidades e adversidades do mercado.
Gratidão pela leitura!
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