Qual é a importância de ser comunicativo e saber “vender seu peixe”?
Ora, essa é a saída quando se está diante de um mercado que exige cada vez mais dos profissionais, como o atual.
Hoje, para ter sucesso, é necessário conhecer o próprio “produto”, saber seu preço, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, saber quem é seu cliente e então se comunicar com ele, divulgando e fortalecendo a própria “marca”. Em outras palavras, é preciso fazer marketing pessoal.
Conhecer suas qualidades, defeitos e explorar o que há de bom no seu perfil: essas ações são a essência do marketing pessoal. Profissionais que se valem delas são mais produtivos e vendem mais. Em via oposta vão os que pensam que o marketing pessoal se resume ao uso de roupas adequadas a cada ocasião e à passagem por cursos de oratória.
Essas são apenas duas etapas do processo, já que a execução completa deste requer autoconhecimento e conhecimento do seu público-alvo. Isoladamente, elas não são capazes de assegurar uma posição profissional.
Com esse intuito, é preciso se preocupar com o autoconhecimento, desenvolvimento, o aprimoramento da inteligência emocional, o planejamento estratégico pessoal e profissional, o comprometimento com objetivos e resultados, o espírito de equipe, entre outros tópicos que sustentam a eficácia do marketing pessoal.
Conteúdo também é muito importante. Sem ele, qualquer chance de visibilidade pode ter efeito nulo.
Tomemos como exemplo o caso de pessoas que conseguem, em determinado momento, grande exposição em programas de televisão e que, sem saber se aproveitar disso, voltam rapidamente para o absoluto anonimato.
Para evitar situações como essa, o segredo está na comunicação de qualidade.
São fatores a favor dela:
- Ter sempre o currículo atualizado.
- Identificar e conhecer muito bem o produto chamado “você”, suas habilidades, competências, diferenciais, forças e fraquezas.
- Ter muito claro quanto você vale, pois se você não se valorizar ninguém irá fazê-lo.
- Mapear todos os seus clientes em potencial: família, amigos, colegas de trabalho – na igreja, no jogo de futebol, no shopping, nas palestras, cursos e assim por diante.
- Vender seu peixe.
- Tendo sempre um cartão de visita com celular, e-mail e empresa (se for o caso);
- Esforçando-se para transmitir uma imagem adequada, tanto no aspecto estético quanto comportamental.
- Sendo atencioso e educado.
- Ouvindo muito, prestando atenção às pessoas, olhando dentro dos olhos.
- Falando, sem medo, nem arrogância – para que as pessoas o conheçam melhor.
- Ajudando os que realmente precisam de você.
- Proferindo palestras nas igrejas, em comunidades, nas faculdades, e arriscando sempre para que você vença a timidez, caso esta seja uma limitação sua.
- Relacionando-se com pessoas de sua empresa e de mercados afins, sem esquecer a troca de cartões de visita.
- Enviando textos seus, de opinião, para jornais de bairro, veículos de comunicação de sua empresa ou revistas especializadas de sua cidade, região ou até de abrangência nacional.
- Tentando fazer-se fonte de referência para jornalistas.
- Sendo 100% ético (nunca a ética esteve tão valorizada).
- Usando sites de relacionamento de forma profissional e madura, sem expor, nunca, sua vida privada.
- Mandando e-mails com notícias e informações relevantes para sua network e participando de grupos de discussão, para manter vivo o contato com as pessoas e fazê-las lembrar-se de sua existência.
- Ligando para os amigos periodicamente, e não somente quando se está desempregado e precisando deles.
- Sendo proativo.
- Investindo, de forma equilibrada, tanto em seu conhecimento, como em sua vida pessoal.
Siga essas dicas e comece a aparecer agora!
Afinal, de nada adianta ser o melhor profissional desconhecido do mundo.